Explante Mamário

A cirurgia de explante mamário é também conhecida como remoção da prótese de silicone. Causada por diversos motivos como, contratura capsular ou seja, o desenvolvimento de uma camada fibrosa em torno da prótese, tentativa do organismo de isolar o material implantado, rompimento da prótese (neste caso, a remoção é obrigatória, ocorrendo troca ou não), descontentamento feminino com o tamanho dos seios podendo haver reimplante, ou aceitação do corpo com o tamanho natural das mamas, entre outras causas. Para a remoção da prótese pode-se utilizar a mesma cicatriz de inserção. 


Anestesia 

Neste procedimento, a anestesia pode ser geral ou peridural com sedação. 
 

Duração da cirurgia

O tempo do procedimento pode durar cerca de 2 a 3 horas. Depende se o procedimento será associado com reimplante ou com a reestruturação mamária, que envolve remoção de pele e tecido adiposo. É importante consultar o médico sobre o tempo total de procedimento cirúrgico, que envolve também tempo de anestesia e pós-operatório. 
 

Período de Internação 

O paciente permanece em repouso na área de internação entre 12 a 24 horas, dependendo da recuperação do organismo, a alta pode ocorrer no mesmo dia da cirurgia. 
 

Cicatriz 

No caso do explante mamário, a cicatriz será a mesma que a do implante já realizado, geralmente, inframamária, de 3 a 5 centímetros, na região do sulco mamário localizada na base dos seios, pois facilita o acesso à prótese e também sua retirada. Dependendo da região onde o implante foi colocado, podendo ser areolar, envolta dos mamilos ou transaxilar localizada na região das axilas onde pode ter ocorrido anteriormente a colocação da prótese. 
O local da incisão e o tamanho dela dependem do nível de procedimento a ser realizado, se envolver ruptura da prótese, remoção da cápsula completa junto com a prótese, ou retirada de tecido fibroso, a incisão necessária pode ser maior que a de implante. 


Pré-operatório

 Comunicar-se com seu cirurgião até a véspera da operação, em caso de gripe, indisposição ou antecipação do período menstrual.
Internar-se no hospital indicado, obedecendo ao horário previamente marcado
Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas na véspera da cirurgia
Evitar o uso de anticoagulantes dez dias antes da cirurgia, como por exemplo: ácido acetíl salicílico (AAS, Aspirina…)
Todo e qualquer medicamento para emagrecer que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos
Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 3 a 5 dias.  


Exames solicitados 

  • Exames laboratoriais de sangue
  • Eletrocardiograma e/ou ecocardiograma
  • Exames de imagem para checagem da prótese e do tecido mamário (ultrassonografia). 


Pós-operatório

Caso o paciente não queira o reimplante mamário ou a troca da prótese, podem ser realizados procedimentos de reestruturação da mama, ou correções de flacidez como lipoenxertia, que geralmente, são realizados durante um novo procedimento, mas depende do organismo do paciente e de um diagnóstico prévio do cirurgião. 

Nos casos de apenas explante da prótese, é importante evitar movimentações excessivas dos braços ou esforços durante o período de cicatrização. Fazer uso dos medicamentos indicados pelo cirurgião, para evitar dor, desconforto na região e prevenir infecções. E utilizar protetor solar na região por pelo menos 3 meses. Não dormir sobre a região das mamas, e não utilizar cosméticos e hidratantes em cima da região operada. 
 
ENVIE SUA DÚVIDA

Tire suas dúvidas sobre Lipo HD
Nossa equipe irá respondê-lo!

Autor do conteúdo

Dr. Rogério Morale

Primeiro no estado de Goiás a realizar o treinamento Total Definer (treinamento internacional com o criador da técnica HIGH DEF LIPO, Dr. Alfredo Hoyos MD). Se tornou especialista em Lipoaspiração em Alta Definição (LIPO HD).
FALE COM O DR. ROGÉRIO MORALE - (62) 3241-2433