Mamoplastia de aumento

Esta cirurgia tem como objetivo aumentar o tamanho das mamas.
Na mamoplastia de aumento ou cirurgia plástica com prótese de silicone é feito um pequeno corte nos dois seios em torno da aréola, na parte inferior da mama ou mesmo na axila por onde é introduzido o silicone que faz aumentar o volume do peito.

Anestesia

Peridural.

Duração da cirurgia

Em média de 90 a 120 minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Período de internação

De 12 a 24 horas.

Cicatriz

Uma preocupação frequente para mulheres que se submetem à cirurgia de prótese de mama são as cicatrizes. Antes de realizar o procedimento, é importante perguntar para o cirurgião sobre as opções de cicatrizes. 
Cada cirurgia é diferente, assim como cada seio. As incisões podem mudar de lugar de uma pessoa para outra e isso irá implicar no resultado final da cicatriz. Basicamente, existem três tipos de cicatrizes:

Infra mamária: cicatriz entre 3 e 5 centímetros feito abaixo da mama de acordo com o tamanho da prótese de silicone, posicionada embaixo da dobra dos seios.
Areolar: cicatriz fica somente ao redor da aréola.
Transaxilar: incisão realizada na axila para inserção das próteses de silicone, sendo que a cicatriz fica na região da axila.
Vale ressaltar que as marcas das cicatrizes diminuem consideravelmente com o passar do tempo. 

Pré-operatório

Comunicar-se com seu cirurgião até a véspera da operação, em caso de gripe, indisposição ou antecipação do período menstrual.
Internar-se no hospital indicado, obedecendo ao horário previamente marcado
Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas na véspera da cirurgia
Evitar o uso de anticoagulantes dez dias antes da cirurgia, como por exemplo: ácido acetíl salicílico (AAS, Aspirina…)
Todo e qualquer medicamento para emagrecer de que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos
Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 3 a 5 dias.  

Exames solicitados

  • Exames laboratoriais de sangue
  • Eletrocardiograma (se necessário ecocardiograma)

Pós-operatório

A mamoplastia de aumento costuma proporcionar um pós-operatório tranquilo, com dor muito discreta que costuma ceder com analgésicos comuns. Em geral, deve-se fazer uso de protetor solar por pelo menos 3 meses e evitar movimentação excessiva com os braços por pelo menos 1 mês. O dreno geralmente é retirado 24 horas após a cirurgia, antes da alta hospitalar.
ENVIE SUA DÚVIDA

Tire suas dúvidas sobre Lipo HD
Nossa equipe irá respondê-lo!

Autor do conteúdo

Dr. Rogério Morale

Primeiro no estado de Goiás a realizar o treinamento Total Definer (treinamento internacional com o criador da técnica HIGH DEF LIPO, Dr. Alfredo Hoyos MD). Se tornou especialista em Lipoaspiração em Alta Definição (LIPO HD).
FALE COM O DR. ROGÉRIO MORALE - (62) 3241-2433

Dúvidas sobre Mamoplastia de aumento

1. Ouvi dizer que algumas pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis. Verdade?
Alguns pacientes tendem a hipertrofia ou cicatrizes queloides. No entanto, durante a consulta inicial, quando questionado sobre uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa e a análise das características familiares, essa tendência pode ser avaliada em certa medida, o que nos ajuda em grande medida quanto ao prognóstico das cicatrizes. Geralmente, pessoas de pele clara não apresentam essa complicação de cicatriz, e pessoas de pele escura têm maior probabilidade de desenvolver queloides ou cicatrizes hipertróficas. No entanto, esta não é uma regra absoluta. Como já dissemos, a análise dos antecedentes ajudará no prognóstico da cicatrização e na análise de eventuais cicatrizes anteriores.
2. Existe correção para as cicatrizes hipertróficas e queloides?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação da cicatriz. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.
3. Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?
Apesar do resultado imediato ser muito bom, somente na fase mencionada como “período tardio” (em torno de 18 meses) é que as mamas atingirão sua forma definitiva.
4. O pós-operatório desta cirurgia é doloroso?
Geralmente não. Este pós-operatório é bastante confortável, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, nos primeiros dias. Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os analgésicos receitados pelo seu médico. Evite a automedicação.
5. Há perigo nesta operação?
Raramente a cirurgia plástica de aumento mamário determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente, além de ponderarmos sobre a conveniência ou não da utilização das próteses de silicone, assim como sobre suas eventuais complicações.
6. Quando poderei tomar banho completo?
Dependendo do caso, até no dia seguinte à cirurgia. Tudo irá depender da evolução da sua cirurgia, assim como o tipo de curativos, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados pelo seu médico.
7. Qual a evolução pós-operatória?
Você não deve se esquecer que, até que se atinja o resultado almejado, as mamas passarão por diversas fases. Se lhe ocorrer a preocupação no sentido de “desejar atingir o resultado definitivo antes do previsto”, não faça disto motivo de sofrimento, tenha a devida paciência, pois seu organismo se encarregará espontaneamente de dissipar todos os transtornos imediatos. É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu médico, que lhe dará os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade.
8. Quando poderei retornar aos meus exercícios?
Depende do tipo de exercícios. Aqueles relativos aos membros inferiores poderão ser reiniciados entre 10 a 15 dias, evitando-se o “alto impacto”. Os exercícios que envolvam o tórax, geralmente devem aguardar além de 30 a 45 dias.