02/03/2021
Explante de Silicone: Como é realizada a cirurgia?
A Cirurgia de Explante Mamário ou retirada da Prótese de Silicone é causada por dificuldades no organismo de se adaptar a prótese como, contratura capsular, rompimento da prótese, descontentamento feminino com o tamanho dos seios podendo haver reimplante, ou aceitação do corpo com o tamanho natural das mamas, entre outras causas. 

Quer entender melhor como ocorre a remoção dos implantes de silicone? Veja a seguir.


Sobre o procedimento

Neste procedimento de retirada da prótese de mama,  é realizada uma cirurgia na qual pode-se utilizar a mesma cicatriz feita para a realização da mamoplastia de aumento ou colocação da prótese. 

O explante pode ser feito de diferentes formas, dependendo da necessidade e expectativa do paciente, incluindo a retirada apenas do silicone da prótese para diminuir o volume, remoção da cápsula completa e remoção da prótese interna ou pode ser o explante em bloco que remove o material completo dentro da cápsula sem rompimento da prótese. 

Após a incisão, a retirada é feita pelo afastamento dos músculos, caso o implante esteja abaixo, ou o alcance da prótese abaixo do tecido mamário. Nesta cirurgia, também pode ser feita a reconstrução imediata da mama e a lipoenxertia para corrigir a ausência de volume e a flacidez das mamas. 
 

Anestesia e pós-operatório

A anestesia neste procedimento costuma ser local com sedação ou geral, dependendo da adição de outros procedimentos como reconstrução das mamas por exemplo. 

Já o pós-operatório é parecido com aquele realizado na cirurgia de colocação do implante mamário. É importante utilizar o sutiã cirúrgico recomendado pelo médico, para que o corpo adapte-se novamente ao tamanho das mamas e garantir uma boa recuperação dos tecidos e da cicatrização. 

Em todos os casos é sempre importante realizar uma avaliação com o médico especialista para definir a necessidade do procedimento e seguir as recomendações durante a recuperação para evitar complicações futuras. 

Está interessada em retirar sua prótese de silicone? Agende sua consulta com o Dr. Rogério Morale!
 
LEIA TAMBÉM

OUTROS POSTS

20/04/2021

Retirada de prótese está em alta: Confira os motivos!

O procedimento de mamoplastia de aumento (colocação de prótese) está entre os mais procurados no Brasil, porém, segundo Maira Caleffi, chefe do serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, nas primeiras operações, não havia grande conhecimento sobre o efeito do implante no organismo a longo prazo. E mesmo que a procura por implantes continue alta no país, atualmente têm crescido também os casos para retirada de prótese - explante mamário.
LEIA MAIS
02/03/2021

É preciso remover a prótese de silicone? Confira!

Os casos de rompimento e complicações com próteses de silicone implantadas a mais de 10 anos foram crescentes nos últimos anos e levam a seguinte pergunta: É preciso trocar o implante de silicone ou apenas se houver alguma complicação?
LEIA MAIS
02/03/2021

Por que a procura por retirada de silicone aumentou?

A retirada de silicone conhecida como Explante Mamário, trata-se da remoção completa ou parcial das Próteses de Silicone. Apesar do número de cirurgias de implante de silicone realizadas ser de 18% ao ano, em média, segundo a Associação Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de mulheres que procuram pelo Explante Mamário também cresceu.
LEIA MAIS